ELETRONICA GAUCHA
LEIA AS REGRAS DO FORUM E FAÇA O SEU REGISTRO :SEJA BEM VINDO .

ELETRONICA GAUCHA
Quem está conectado
22 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

MODERADOR JULIO

O recorde de usuários online foi de 255 em Qua 19 Jun 2013, 3:14 pm
CONTADOR DE VISITAS
hit counter
USUÁRIOS CONECTADOS
  • ">

Estatísticas
Temos 8333 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de lukasbraghin

Os nossos membros postaram um total de 10837 mensagens em 5521 assuntos
ELETRONICA GAUCHA
free counters
Free counters
HORA CERTA

Diseño Web
Parceiros

FAÇA UMA VISITA
RADIOAMADORISMO
***PU3EET***

Projeto Painel Solar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Projeto Painel Solar

Mensagem  tcherobin em Qua 16 Jul 2014, 8:43 pm

Boa noite,
(moderadores, desculpe se estiver postando em lugar errado, qqr coisa favor mudar o tópico de lugar)

Adquiri 4 placas solares de 6v 520mAh, possuo também uma bateria selada de 6v 12Ah. Fiz a associação das placas, série/paralelo e ontem com o pouco tempo que tive para testar deu 11,65v com 1.24A. (Moro em Blumenau e a mais de 18 dias que esta ou nublado ou chovendo, então não consegui coletar mais dados)
Vou utilizar esse sistema para emergência, carregar celular (Principalmente), pequenas lanternas, luminária de led (aquele que usamos no usb do note) e possuo algumas dúvidas:

1) Para carregar o celular, 5v 450mah, preciso "baixar" a tensão e a corrente certo? para reduzir a tensão posso utilizar 2 diodos em série, acredito ser o mais certo a fazer pois o o 7805 se não me engano precisa de no mínimo 2v de diferença entre entrada e saída certo?

2) Para limitar a corrente, posso utilizar o LM317 ? Acham uma boa solução?

3) Para a carga da bateria, utilizo apenas 1 diodo? Se utilizar apenas o diodo, quando a bateria estiver completamente carregada, o painel irá parar de carregar a bateria ou terá risco para ela? Ou o melhor é fazer um controlador de carga? Se for um controlador de carga, alguém tem algum projeto?

4) Qual vidro é o melhor para proteger o painel?

5) Quero implementar um "rastreador solar" para posicionar melhor o painel no decorrer do dia, e  coletar os dados em tempo real de tensão e corrente com arduino. (isso futuramente, pois chegou ontem meu arduino, shield ethernet etc.. e ainda tenho q estudar).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

tcherobin

Pontos : 1226

Re: Projeto Painel Solar

Mensagem  Claudio....Santos em Qui 17 Jul 2014, 7:16 am

1) Para carregar o celular, 5v 450mah, preciso "baixar" a tensão e a corrente certo? para reduzir a tensão posso utilizar 2 diodos em série, acredito ser o mais certo a fazer pois o o 7805 se não me engano precisa de no mínimo 2v de diferença entre entrada e saída certo?

pode usar sem problema,amigão.

Claudio....Santos
NIVEL 5
NIVEL 5

Pontos : 3456

http://www.eletronicacs.forumbrasil.net

Mensagem  PY2PWL em Sex 15 Ago 2014, 7:37 pm

tcherobin escreveu:Boa noite,
(moderadores, desculpe se estiver postando em lugar errado, qqr coisa favor mudar o tópico de lugar)

Adquiri 4 placas solares de 6v 520mAh, possuo também uma bateria selada de 6v 12Ah. Fiz a associação das placas, série/paralelo e ontem com o pouco tempo que tive para testar deu 11,65v com 1.24A. (Moro em Blumenau e a mais de 18 dias que esta ou nublado ou chovendo, então não consegui coletar mais dados)
Vou utilizar esse sistema para emergência, carregar celular (Principalmente), pequenas lanternas, luminária de led (aquele que usamos no usb do note) e possuo algumas dúvidas:

3) Para a carga da bateria, utilizo apenas 1 diodo? Se utilizar apenas o diodo, quando a bateria estiver completamente carregada, o painel irá parar de carregar a bateria ou terá risco para ela? Ou o melhor é fazer um controlador de carga? Se for um controlador de carga, alguém tem algum projeto?

5) Quero implementar um "rastreador solar" para posicionar melhor o painel no decorrer do dia, e  coletar os dados em tempo real de tensão e corrente com arduino. (isso futuramente, pois chegou ontem meu arduino, shield ethernet etc.. e ainda tenho q estudar).

Ok amigo. as placas sempre dão mais Tensão do que a Nominal pois ah variação de luminosidade e com isso variação na Tensão.
se vc ligar todas as placas em PARALELO terá a tensão Nominal variável claro, porém com a corrente multiplicada por 4. para recarregar uma bateria de 6V vc precisaria de 7.2V e se a Bateria é de 12A vc precisa de 10% dessa corrente para recarregar, ou seja 1,2A lembrando que a Placa solar fornece uma tensão variável mas sem carga essa tensão aumenta.
coloque na Bateria e faça a medição. não pode ultrapassar os 7,5V ok ? se isso ocorrer vc pode colocar em série um resistor para amortecer a recarga.

quanto ao LM-7805 pode ligar tranquilamente. pois entrando até 100V ele vai te fornecer 5V x máximo de 1A o que é mais do que suficiente para recarregar o celular. a placa solar não é uma Fonte estabilizada portanto sem carga a tensão se eleva e aocolocar carga ela cai para o nominal. se foi expecificado 6V pode esperar que ela vai fornecer com carga algo em torno de 7V pois a recarga só acontece quando existe diferença de potenciais. ao equilibrar os potenciais a carga diminui até chegar ao nível de repouso. a Bateria do Carro é 12V porém o Alternador entrega mais de 14V para recarregá-la. pode medir para ver. com motor parado a tensão fica pouco acima de 12V , e ao ligar o carro a tensão sobe à uns 14V ou pouco mais.
espero ter ajudado.

PY2PWL

Pontos : 2075

Mensagem  SADY em Sex 15 Ago 2014, 9:03 pm

PY2PWL escreveu:
tcherobin escreveu:Boa noite,

Ok amigo.  as placas sempre dão mais Tensão do que a Nominal pois ah variação de luminosidade e com isso variação na Tensão.
se vc ligar todas as placas em PARALELO terá a tensão Nominal variável claro, porém com a corrente multiplicada por 4.  para recarregar uma bateria de 6V vc precisaria de 7.2V  e se a Bateria é de 12A vc precisa de 10% dessa corrente para recarregar,  ou seja 1,2A   lembrando que a Placa solar fornece uma tensão variável mas sem carga essa tensão aumenta.  
coloque na Bateria e faça a medição.  não pode ultrapassar os 7,5V ok ?   se isso ocorrer vc pode colocar em série um resistor para amortecer a recarga.  

quanto ao LM-7805  pode ligar tranquilamente.  pois entrando até 100V ele vai te fornecer 5V x máximo de 1A o que é mais do que suficiente para recarregar o celular.   a placa solar não é uma Fonte estabilizada portanto sem carga a tensão se eleva e aocolocar carga ela cai para o nominal.   se foi expecificado 6V pode esperar que ela vai fornecer com carga algo em torno de 7V pois a recarga só acontece quando existe diferença de potenciais.  ao equilibrar os potenciais a carga diminui até chegar ao nível de repouso.  a Bateria do Carro é 12V  porém o Alternador entrega mais de 14V para recarregá-la.   pode medir para ver.   com motor parado a tensão fica pouco acima de 12V , e ao ligar o carro a tensão sobe à uns 14V ou pouco mais.
espero ter ajudado.

Amigo o LM 7805  suporta no maximo 24V de entrada , se passar disso ele se aquece demasiadamente.

Última edição por SADY em Seg 25 Abr 2016, 10:47 pm, editado 1 vez(es)

MARCA-MODELO -DEFEITO

SADY
NIVEL 5
NIVEL 5

Pontos : 12450
Localização : RIO GRANDE DO SUL- 31 ANOS DE EXPERIENCIA NA ELETRONICA

http://eletronicagaucha.forumeiros.net

Mensagem  Claudio....Santos em Sab 16 Ago 2014, 7:00 am

O que eu queria mesmo é a formula de como fazer essas placas,adoro enegiar solar enegia eolica....
Claudio....Santos
NIVEL 5
NIVEL 5

Pontos : 3456

http://www.eletronicacs.forumbrasil.net

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: