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OLHA QUE HISTORIA INTERESSANTE ACONTECEU COM UM EQUIPAMENTO DE TELEGRAFIA AQUI NO RIO GRANDE DO SUL
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OLHA QUE HISTORIA INTERESSANTE ACONTECEU COM UM EQUIPAMENTO DE TELEGRAFIA AQUI NO RIO GRANDE DO SUL
Cidade do Rio Grande , no Rio Grande do SUL ,foi palco de histórias espantosas de espionagem e conspiração Nazista a partir em 1939, envolvendo a Empresa Varig.
Relatórios do Dops (Departamento de Ordem Política e Social) relacionam a VARIG a uma tentativa de instalação de um transmissor no porto da cidade de Rio Grande para fazer espionagem pró-alemanha nazista
Em novembro de 1939, o Dops gaúcho descobriu no então Aeroporto São João, em Porto Alegre, nas proximidades de onde se localiza hoje o Aeroporto Internacional Salgado Filho, caixas que estavam sendo transportadas clandestinamente com equipamentos para a montagem de uma estação de rádiotelegrafia na cidade do Rio Grande
Werner Richard Wilhelm Mucks, rádio técnico do Sindicato Condor no Rio de Janeiro, recebeu no início de novembro de 1939 a ordem para embarcar para Porto Alegre a fim de consertar um rádio transmissor. Ao chegar à cidade, conforme instrução recebida, deveria apresentar-se no Consulado alemão, onde foi recebido pelo Cônsul Ried e apresentado à Friedrich Wilhelm Wilkens, que estaria chefiando sua missão. Mucks foi orientado a dirigir-se aos escritórios da VARIG para retirar uma passagem reservada em seu nome e embarcar no dia seguinte para Pelotas. Mucks e Wilkens chegaram à Pelotas por via aérea e dirigiram-se imediatamente à Rio Grande por trem. Mucks foi levado abordo do navio mercante alemão “Rio Grande”, da Companhia Hamburguesa, que se encontrava no porto de Rio Grande devido ao início da guerra.
Na cidade de Rio Grande, os volumes embarcados por Ried foram recebidos pelo cônsul honorário da Alemanha na cidade, o brasileiro Kurt Louis Emil Fraeb, e encaminhados para o navio mercante.
A estação de radiotelegrafia, no entanto, não pode ser instalada devido à incompatibilidade da corrente elétrica gerada pelo navio que seria necessária para colocar a estação em funcionamento.
O Dops monitorou em sigilo a carga e acompanhou seu envio, em um avião da VARIG, para a cidade do Rio Grande, onde o material foi apreendido por policiais.
A diligência policial foi concluída com a apreensão do rádio e a prisão dos responsáveis.
Relatório preparado pelo delegado Theobaldo Neumann, do Dops, com data de 28 de novembro de 1940, diz que a estação de transmissão serviria para informar "os navios de guerra de superfície (corsários) e os submarinos alemães em ação na costa do sul do Brasil sobre a existência de navios inimigos, seus movimentos dentro e fora dos portos".
O relatório de Neumann diz que, além de transportar o equipamento, a VARIG pagou as passagens de um alemão que veio ao país montar a estação de transmissão.
A documentação do Dops mostra que o agente alemão Meyer foi preso por três dias e interrogado por causa do episódio envolvendo o equipamento de rádiotelegrafia. Segundo o relatório de Neumann, Meyer deixou claro que não era filiado ao Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, apesar de ter simpatia pela agremiação e ser um "adepto" de suas idéias.
O delegado do Dops registrou que Meyer afirmou participar da Frente Alemã do Trabalho, grupo que teve atuação política em programas de lazer e esportes de massa do regime nazista.
O Dops arquivou ainda uma lista apreendida em 1942 com um cobrador do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, o Partido Nazista, que tinha 71 nomes de supostos contribuintes. Entre eles estavam o de Otto Ernst Meyer, fundador da VARIG, e de outros empresários gaúchos.
Outro relatório do Dops, sem título nem data, mas que pelos fatos que narra foi provavelmente escrito em 1940, diz que Meyer se correspondia com agentes nazistas que atuavam no Brasil.
Entre eles, afirma o relatório, estavam Bernardo Maahs e Wolfgang Neise, que tinham sido preso e extraditado por chefiar uma rede de espionagem na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai e alistar colonos gaúchos para o exército alemão.
A fortes indícios na presença nazista na região sul do Brasil que atraiu a atenção do serviço Secreto dos Estados Unidos da América por volta de 1939, que começou a patrulhar as águas da costa gaúcha e mandou para Rio Grande 20 homens, comandado pelo capitão de fragata Jesse Draper, que se instalou em um quarto no terceiro piso da Câmara do Comércio, fazendo operações de contra espionagem, principalmente após passagem do encouraçado Alemão Graf Spee, perseguido por navios Britânicos no Oceano Atlântico.[
ABAIXO TEM UMAS FOTOS DA ÉPOCA , UM TRANSMISSOR HALICRAFTERS DE 100W , E ALGUNS AVIÕES DA VARIG , ; FONTE- BEIRA MAR
Relatórios do Dops (Departamento de Ordem Política e Social) relacionam a VARIG a uma tentativa de instalação de um transmissor no porto da cidade de Rio Grande para fazer espionagem pró-alemanha nazista
Em novembro de 1939, o Dops gaúcho descobriu no então Aeroporto São João, em Porto Alegre, nas proximidades de onde se localiza hoje o Aeroporto Internacional Salgado Filho, caixas que estavam sendo transportadas clandestinamente com equipamentos para a montagem de uma estação de rádiotelegrafia na cidade do Rio Grande
Werner Richard Wilhelm Mucks, rádio técnico do Sindicato Condor no Rio de Janeiro, recebeu no início de novembro de 1939 a ordem para embarcar para Porto Alegre a fim de consertar um rádio transmissor. Ao chegar à cidade, conforme instrução recebida, deveria apresentar-se no Consulado alemão, onde foi recebido pelo Cônsul Ried e apresentado à Friedrich Wilhelm Wilkens, que estaria chefiando sua missão. Mucks foi orientado a dirigir-se aos escritórios da VARIG para retirar uma passagem reservada em seu nome e embarcar no dia seguinte para Pelotas. Mucks e Wilkens chegaram à Pelotas por via aérea e dirigiram-se imediatamente à Rio Grande por trem. Mucks foi levado abordo do navio mercante alemão “Rio Grande”, da Companhia Hamburguesa, que se encontrava no porto de Rio Grande devido ao início da guerra.
Na cidade de Rio Grande, os volumes embarcados por Ried foram recebidos pelo cônsul honorário da Alemanha na cidade, o brasileiro Kurt Louis Emil Fraeb, e encaminhados para o navio mercante.
A estação de radiotelegrafia, no entanto, não pode ser instalada devido à incompatibilidade da corrente elétrica gerada pelo navio que seria necessária para colocar a estação em funcionamento.
O Dops monitorou em sigilo a carga e acompanhou seu envio, em um avião da VARIG, para a cidade do Rio Grande, onde o material foi apreendido por policiais.
A diligência policial foi concluída com a apreensão do rádio e a prisão dos responsáveis.
Relatório preparado pelo delegado Theobaldo Neumann, do Dops, com data de 28 de novembro de 1940, diz que a estação de transmissão serviria para informar "os navios de guerra de superfície (corsários) e os submarinos alemães em ação na costa do sul do Brasil sobre a existência de navios inimigos, seus movimentos dentro e fora dos portos".
O relatório de Neumann diz que, além de transportar o equipamento, a VARIG pagou as passagens de um alemão que veio ao país montar a estação de transmissão.
A documentação do Dops mostra que o agente alemão Meyer foi preso por três dias e interrogado por causa do episódio envolvendo o equipamento de rádiotelegrafia. Segundo o relatório de Neumann, Meyer deixou claro que não era filiado ao Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, apesar de ter simpatia pela agremiação e ser um "adepto" de suas idéias.
O delegado do Dops registrou que Meyer afirmou participar da Frente Alemã do Trabalho, grupo que teve atuação política em programas de lazer e esportes de massa do regime nazista.
O Dops arquivou ainda uma lista apreendida em 1942 com um cobrador do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, o Partido Nazista, que tinha 71 nomes de supostos contribuintes. Entre eles estavam o de Otto Ernst Meyer, fundador da VARIG, e de outros empresários gaúchos.
Outro relatório do Dops, sem título nem data, mas que pelos fatos que narra foi provavelmente escrito em 1940, diz que Meyer se correspondia com agentes nazistas que atuavam no Brasil.
Entre eles, afirma o relatório, estavam Bernardo Maahs e Wolfgang Neise, que tinham sido preso e extraditado por chefiar uma rede de espionagem na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai e alistar colonos gaúchos para o exército alemão.
A fortes indícios na presença nazista na região sul do Brasil que atraiu a atenção do serviço Secreto dos Estados Unidos da América por volta de 1939, que começou a patrulhar as águas da costa gaúcha e mandou para Rio Grande 20 homens, comandado pelo capitão de fragata Jesse Draper, que se instalou em um quarto no terceiro piso da Câmara do Comércio, fazendo operações de contra espionagem, principalmente após passagem do encouraçado Alemão Graf Spee, perseguido por navios Britânicos no Oceano Atlântico.[
ABAIXO TEM UMAS FOTOS DA ÉPOCA , UM TRANSMISSOR HALICRAFTERS DE 100W , E ALGUNS AVIÕES DA VARIG , ; FONTE- BEIRA MAR
Última edição por SADY em Sáb 27 Jul 2019, 2:10 pm, editado 1 vez(es)
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colocar sempre nos titulos
MARCA-MODELO -DEFEITO
Re: OLHA QUE HISTORIA INTERESSANTE ACONTECEU COM UM EQUIPAMENTO DE TELEGRAFIA AQUI NO RIO GRANDE DO SUL
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MARCA-MODELO -DEFEITO
Re: OLHA QUE HISTORIA INTERESSANTE ACONTECEU COM UM EQUIPAMENTO DE TELEGRAFIA AQUI NO RIO GRANDE DO SUL
Oi SADY! Achei super interessante essa história!
Tem mais dados a respeito?
Werner Richard Wilhelm Mucks era meu bisavô.
Tem mais dados a respeito?
Werner Richard Wilhelm Mucks era meu bisavô.
Leonardo Mucks- Mensagens : 1
Pontos : 1689
Data de inscrição : 17/09/2019
Idade : 35
Localização : Rio de Janeiro
Re: OLHA QUE HISTORIA INTERESSANTE ACONTECEU COM UM EQUIPAMENTO DE TELEGRAFIA AQUI NO RIO GRANDE DO SUL
A fonte da história esta no fim do texto , eu não sei sei mais nada a respeito.
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