ELETRONICA GAUCHA
LEIA AS REGRAS DO FORUM E FAÇA O SEU REGISTRO :SEJA BEM VINDO .

ELETRONICA GAUCHA


Participe do fórum, é rápido e fácil

ELETRONICA GAUCHA
LEIA AS REGRAS DO FORUM E FAÇA O SEU REGISTRO :SEJA BEM VINDO .

ELETRONICA GAUCHA
ELETRONICA GAUCHA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
56 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 56 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 302 em Sex 26 Abr 2024, 3:03 am
Últimos assuntos
» TV LG 32PC5RV pisca stand by porem não liga
Radio de pedra de galena EmptyQua 15 maio 2024, 7:52 pm por ZÉ NETO

» TV PHILIPS 50PUG6513/78 Funciona depois de pouco tempo desliga
Radio de pedra de galena EmptyQua 08 maio 2024, 10:23 pm por TREMENDÃO

» TV SONY KDL50W805C NAO LIGA,LED PISCA 6 VEZES
Radio de pedra de galena EmptySáb 27 Abr 2024, 10:45 am por TURCO

» RELAÇÃO da BÍBLIA com os ALIENS
Radio de pedra de galena EmptyTer 23 Abr 2024, 11:20 pm por SADY

» a EXISTÊNCIA de ALIENS é PROVADA na BÍBLIA
Radio de pedra de galena EmptyTer 23 Abr 2024, 11:03 pm por SADY

» TV PHILIPS 40PFL5615 LIGA NORMAL SEM BACKLIGTH
Radio de pedra de galena EmptyDom 21 Abr 2024, 6:49 pm por TURCO

» TRÊS AMIGOS ENTRARAM EM DESESPERO QUANDO A NAVE ALIENÍGENA COMEÇOU A ABDUZI-LOS
Radio de pedra de galena EmptySex 19 Abr 2024, 8:03 pm por SADY

» TV SAMSUNG LN40C530F1M BACKLIGHT FICA PISCANDO
Radio de pedra de galena EmptyQui 18 Abr 2024, 6:58 pm por ZÉ NETO

» TV CCE STILE D32 , SÓ STANDBYE
Radio de pedra de galena EmptyTer 09 Abr 2024, 11:11 pm por SADY

» TV SEMP TOSHIBA 48L2400 Não liga,
Radio de pedra de galena EmptyDom 07 Abr 2024, 5:51 pm por RISADA

» EXCELENTE VIDEO SOBRE A VALVULA 6L6
Radio de pedra de galena EmptyDom 31 Mar 2024, 3:58 pm por SADY

» TV PANASONIC TC L32C20B liga com led verde piscando e para de piscar fica verde mas não liga
Radio de pedra de galena EmptyQui 28 Mar 2024, 12:16 pm por MODERADOR JULIO

» TV LG 32LD350 , LIGA E DESLIGA.
Radio de pedra de galena EmptyTer 26 Mar 2024, 11:20 pm por SADY

» TV CCE C 24 não liga, led stand by na cor laranja
Radio de pedra de galena EmptyTer 19 Mar 2024, 7:10 pm por MODERADOR JULIO

» O que é a sequência de Fibonacci e por que é chamada de 'código secreto da natureza'
Radio de pedra de galena EmptySeg 18 Mar 2024, 11:35 pm por SADY

Estatísticas
Temos 9302 usuários registrados
O último membro registrado é Wahobbys12

Os nossos membros postaram um total de 11926 mensagens em 6242 assuntos


Radio de pedra de galena

3 participantes

Ir para baixo

Radio de pedra de galena Empty Radio de pedra de galena

Mensagem  P A U L O Ter 22 maio 2012, 9:38 pm

Alguem ja ouviu falar de radio de galena?
Peguei na internet.

A mais de 30 anos tenho me dedicado aos rádios valvulados e transistorizados, porém poucas vezes tive a oportunidade de ter um rádio de galena verdadeiro.
Lembro-me que aos 14 anos montei um rádio com diodo de germânio e uma bobina de antena conhecida na época como SUPERTENA, vendida nas casas do ramo da rua Santa Efigênia em SP. Montado dentro de uma caixa de plástico daquelas que vinham acondicionadas as pilhas RAYOVAC tipo lapiseira e com um fone de ouvido do rádio Spika de minha avó, fazia furor entre meus colegas de escola.
Alguns anos atrás, resolvi montar um rádio utilizando a pedra de galena. Após pesquisa nos meus alfarrábios, reuní uma dezena de circuitos dos mais variados tipos e complexidade, optando por um circuito publicado no livro THE BOY MECHANIC de 1945, o qual reproduzirei em detalhes.

O primeiro passo é conseguir o material necessário para a montagem do receptor.
Parte desse material pode ser obtido de um rádio da sucata.

Lista de materiais:

1-Uma base de madeira com 25cm X 25cm
2-Tubo de fenolite ou papelão de 3" X 3"1/4
(7,5 cm de diâmetro X 8 cm de comprimento)
3-Tubo de fenolite ou papelão de 2"1/4 X 1"1/2
(5,5cm X 3cm)
4-Cristal de galena (ver detalhes no descritivo)
5-Capacitor de .002 Microfarads ( 2 nano )
6-Fone de ouvido de alta impedância
( mínimo de 1 kohms )
7-Eixo de sintonia
8-Bornes para conexões
9-Soquetes de válvula
10-Solda
11-Fio de cobre de 24 a 32 AWG
12-Parafusos diversos



De posse do material, iniciamos a construção das bobinas, onde deveremos seguir a risca todos os detalhes construtivos.
Os tubos podem ser de fenolite, ( dificil de se encontrar atualmente ), de papelão, de plástico ou outro material isolante. O importante é que tenham as dimensões bem aproximadas indicado na lista de materiais.
Como sugestão, pode-se utilizar cartolina para construir os tubos.
O diâmetro do fio para confecção das bobinas não é crítico, podendo variar de 24 AWG até 32 AWG, "uma boa idéia é aproveitar o fio de cobre do secundário de um transformador de saída de audio queimado".
Este rádio de galena emprega sintonia tipo "varycoupling", (variação do acoplamento das duas bobinas) no lugar do capacitor variável de sintonia. O varycoupling nada mais é que duas bobinas em série, sendo que a bobina menor gira de forma axial dentro da bobina maior.


Para melhor entendimento, analise o circuito do rádio acima.

As duas bobinas indicadas por 13 turns (13 voltas), fazem parte do enrolamento fixo (stator section), ou seja, são enroladas na fôrma de maior diâmetro.
Na verdade ela é somente uma bobina com 26 voltas, enrolada com um espaçamento no centro, para dar lugar à passagem do eixo que irá movimentar a bobina do rotor.
A bobina indicada por 30 turn, faz parte do rotor (rotor sect.), que tambem possui um espaçamento no meio, ou seja, será enrrolada em duas etapas de 15 voltas.
Com o desenho ao lado, podemos facilmente verificar como ficará a construção das bobinas externa e interna que compõem o varycoupling
Note que a conexão da bobina interna (rotor) com a bobina externa é feito com fio flexível (flex leads). Eu usei o fio de cone de auto-falante, vendido em casas de conserto destes componentes.
Outra particularidade na construção das bobinas, é o sentido de enrolamento das mesmas. Notar pelo desenho que o sentido de enrolamento do rotor é inverso ao do estator. O estator é enrolado no sentido horário e o rotor no sentido antiorário.
Agora vamos construir o alojamento da pedra de galena.
Como podemos notar na figura ao lado, para acondicionar o cristal de galena, foi utilizado um soquete de uma válvula queimada de 4 pinos, tipo 80 (retificadora), porém um soquete de válvula de 8 pinos ou outra qualquer que tenha sua base de baquelite, servirá para nosso propósito.
O crital de galena, nada mais é que um diodo semicondutor, em estado natural, e para sua utilização, teremos que ter dois contatos com o mesmo.



O primeiro contato será feito, envolvendo o cristal de galena com estanho (crystal holder). Para isso, providencie uma caixinha do tamanho aproximado de um dedal (se voce não sabe o que é dedal, pergunte para sua avó ou sua mãe), que caiba dentro do soquete da válvula (esta caixinha servirá somente como molde). Coloque a pedra de galena dentro desta caixinha e com o ferro de solda, vá derretendo o estanho até que o mesmo atinja metade do cristal. Veja a ilustração acima.
Após o estanho esfriar, desenforme da caixinha e com um leve toque do ferro de solda, solde um pedaço de fio no bloco de estanho que está fixando o cristal.
Este fio deverá ser soldado em um dos pinos do soquete da válvula. Providencie a soldagem de um outro pedaço de fio, em outro pino do soquete. Este segundo fio, será o outro contato do cristal, indicado no desenho como "positive contact on cristal". Faça um furo na lateral do soquete da válvula e fixe com parafuso o segundo fio junto com um pedaço de arame de aço ou alfinete de fralda, para que este contato tenha efeito de mola. Após concluida todas as conexões, fixe o cristal com sua base de estanho, no soquete da válvula, utilizando vela derretida ou parafina.
Se voce conseguir chegar até este ponto, terá construido um dispositivo bem próximo do que era conhecido nos velhos tempos como "Bigode de Gato",(Catwhisker).
Bem, aí está uma visão de como ficará nosso rádio de galena.
Neste ponto, ficou faltando o acoplamento do rotor com o estator. Para isso, usei um eixo de sintonia daqueles que eram usados em velhos rádios tipo rabo quente, para girar a cordinha do dial.
Este eixo é composto de uma bucha com rosca nas duas extremidades, que será fixado com duas porcas no estator, tendo no interior desta bucha, o referido eixo que terá uma de suas extremidades colada ou parafusada ao rotor.
Este ponto da montagem deverá ser feito com muita cautela para que o alinhamento do rotor em relação ao estator seja o mais centralizado possível, evitando que o tubo da bobina interna raspe no tubo da bobina externa.
Através das fotos, tenho certeza que não haverá maiores dificuldades na montagem deste rádio de galena.

Finalizando, a pedra de galena é um dos pontos críticos nesta montagem. Eu consegui um pedaço com um velho amigo aqui em minha cidade, mas tenho certeza que se voce entrar em contato com algum radioamador ou radiotécnico mais antigo eles irão ajudar.
Lembro-me de ter ouvido falar que estas pedras eram muito comuns em beira de estrada de ferro, misturada nas britas (não sei se esta informação é correta).
Em todo caso, se voce não conseguir a pedra de galena, poderá substituí-la por um diodo de germânio destes usados em rádio transistorisado, na etapa detetora, cujo efeito será o mesmo, porém não tão original.

Para funcionar nosso rádio de galena, vamos precisar de uma boa antena e um bom terra, juntamente com um fone de ouvido de alta impedância e uma dose extra de paciência para procurar as estações. Se chegou até aqui na montagem, voce é persistente o bastante para fazê-lo funcionar.
Qualquer dúvida, não exite em me contactar.
João A.B.Mello.
Lembrete:

1-Devido a este tipo de rádio não ser alimentado com nenhum tipo de fonte ou bateria, o nível de audio obtido nos fones é muito baixo, e de difícil percepção, sendo necessário estar em um ambiente bem silencioso.
2-Tente captar inicialmente, as estações mais fortes de sua cidade, e se estiver usando o "bigode de gato", terá que achar com o alfinete, o ponto exato do semicondutor, existente na pedra de galena , (vá cutucando levemente a pedra) perceptivel através de um leve chiado. Com o auxílio do eixo de sintonia, varie o acoplamento das duas bobinas, até conseguir ouvir a estação local.

P A U L O

Mensagens : 2
Pontos : 4384
Data de inscrição : 21/05/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Radio de pedra de galena Empty Re: Radio de pedra de galena

Mensagem  SADY Ter 22 maio 2012, 10:02 pm

P A U L O escreveu:Alguem ja ouviu falar de radio de galena?
Peguei na internet.

A mais de 30 anos tenho me dedicado aos rádios valvulados e transistorizados, porém poucas vezes tive a oportunidade de ter um rádio de galena verdadeiro.
Lembro-me que aos 14 anos montei um rádio com diodo de germânio e uma bobina de antena conhecida na época como SUPERTENA, vendida nas casas do ramo da rua Santa Efigênia em SP. Montado dentro de uma caixa de plástico daquelas que vinham acondicionadas as pilhas RAYOVAC tipo lapiseira e com um fone de ouvido do rádio Spika de minha avó, fazia furor entre meus colegas de escola.
Alguns anos atrás, resolvi montar um rádio utilizando a pedra de galena. Após pesquisa nos meus alfarrábios, reuní uma dezena de circuitos dos mais variados tipos e complexidade, optando por um circuito publicado no livro THE BOY MECHANIC de 1945, o qual reproduzirei em detalhes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O primeiro passo é conseguir o material necessário para a montagem do receptor.
Parte desse material pode ser obtido de um rádio da sucata.

Lista de materiais:

1-Uma base de madeira com 25cm X 25cm
2-Tubo de fenolite ou papelão de 3" X 3"1/4
(7,5 cm de diâmetro X 8 cm de comprimento)
3-Tubo de fenolite ou papelão de 2"1/4 X 1"1/2
(5,5cm X 3cm)
4-Cristal de galena (ver detalhes no descritivo)
5-Capacitor de .002 Microfarads ( 2 nano )
6-Fone de ouvido de alta impedância
( mínimo de 1 kohms )
7-Eixo de sintonia
8-Bornes para conexões
9-Soquetes de válvula
10-Solda
11-Fio de cobre de 24 a 32 AWG
12-Parafusos diversos



De posse do material, iniciamos a construção das bobinas, onde deveremos seguir a risca todos os detalhes construtivos.
Os tubos podem ser de fenolite, ( dificil de se encontrar atualmente ), de papelão, de plástico ou outro material isolante. O importante é que tenham as dimensões bem aproximadas indicado na lista de materiais.
Como sugestão, pode-se utilizar cartolina para construir os tubos.
O diâmetro do fio para confecção das bobinas não é crítico, podendo variar de 24 AWG até 32 AWG, "uma boa idéia é aproveitar o fio de cobre do secundário de um transformador de saída de audio queimado".
Este rádio de galena emprega sintonia tipo "varycoupling", (variação do acoplamento das duas bobinas) no lugar do capacitor variável de sintonia. O varycoupling nada mais é que duas bobinas em série, sendo que a bobina menor gira de forma axial dentro da bobina maior.


Para melhor entendimento, analise o circuito do rádio acima.

As duas bobinas indicadas por 13 turns (13 voltas), fazem parte do enrolamento fixo (stator section), ou seja, são enroladas na fôrma de maior diâmetro.
Na verdade ela é somente uma bobina com 26 voltas, enrolada com um espaçamento no centro, para dar lugar à passagem do eixo que irá movimentar a bobina do rotor.
A bobina indicada por 30 turn, faz parte do rotor (rotor sect.), que tambem possui um espaçamento no meio, ou seja, será enrrolada em duas etapas de 15 voltas.
Com o desenho ao lado, podemos facilmente verificar como ficará a construção das bobinas externa e interna que compõem o varycoupling
Note que a conexão da bobina interna (rotor) com a bobina externa é feito com fio flexível (flex leads). Eu usei o fio de cone de auto-falante, vendido em casas de conserto destes componentes.
Outra particularidade na construção das bobinas, é o sentido de enrolamento das mesmas. Notar pelo desenho que o sentido de enrolamento do rotor é inverso ao do estator. O estator é enrolado no sentido horário e o rotor no sentido antiorário.
Agora vamos construir o alojamento da pedra de galena.
Como podemos notar na figura ao lado, para acondicionar o cristal de galena, foi utilizado um soquete de uma válvula queimada de 4 pinos, tipo 80 (retificadora), porém um soquete de válvula de 8 pinos ou outra qualquer que tenha sua base de baquelite, servirá para nosso propósito.
O crital de galena, nada mais é que um diodo semicondutor, em estado natural, e para sua utilização, teremos que ter dois contatos com o mesmo.



O primeiro contato será feito, envolvendo o cristal de galena com estanho (crystal holder). Para isso, providencie uma caixinha do tamanho aproximado de um dedal (se voce não sabe o que é dedal, pergunte para sua avó ou sua mãe), que caiba dentro do soquete da válvula (esta caixinha servirá somente como molde). Coloque a pedra de galena dentro desta caixinha e com o ferro de solda, vá derretendo o estanho até que o mesmo atinja metade do cristal. Veja a ilustração acima.
Após o estanho esfriar, desenforme da caixinha e com um leve toque do ferro de solda, solde um pedaço de fio no bloco de estanho que está fixando o cristal.
Este fio deverá ser soldado em um dos pinos do soquete da válvula. Providencie a soldagem de um outro pedaço de fio, em outro pino do soquete. Este segundo fio, será o outro contato do cristal, indicado no desenho como "positive contact on cristal". Faça um furo na lateral do soquete da válvula e fixe com parafuso o segundo fio junto com um pedaço de arame de aço ou alfinete de fralda, para que este contato tenha efeito de mola. Após concluida todas as conexões, fixe o cristal com sua base de estanho, no soquete da válvula, utilizando vela derretida ou parafina.
Se voce conseguir chegar até este ponto, terá construido um dispositivo bem próximo do que era conhecido nos velhos tempos como "Bigode de Gato",(Catwhisker).
Bem, aí está uma visão de como ficará nosso rádio de galena.
Neste ponto, ficou faltando o acoplamento do rotor com o estator. Para isso, usei um eixo de sintonia daqueles que eram usados em velhos rádios tipo rabo quente, para girar a cordinha do dial.
Este eixo é composto de uma bucha com rosca nas duas extremidades, que será fixado com duas porcas no estator, tendo no interior desta bucha, o referido eixo que terá uma de suas extremidades colada ou parafusada ao rotor.
Este ponto da montagem deverá ser feito com muita cautela para que o alinhamento do rotor em relação ao estator seja o mais centralizado possível, evitando que o tubo da bobina interna raspe no tubo da bobina externa.
Através das fotos, tenho certeza que não haverá maiores dificuldades na montagem deste rádio de galena.

Finalizando, a pedra de galena é um dos pontos críticos nesta montagem. Eu consegui um pedaço com um velho amigo aqui em minha cidade, mas tenho certeza que se voce entrar em contato com algum radioamador ou radiotécnico mais antigo eles irão ajudar.
Lembro-me de ter ouvido falar que estas pedras eram muito comuns em beira de estrada de ferro, misturada nas britas (não sei se esta informação é correta).
Em todo caso, se voce não conseguir a pedra de galena, poderá substituí-la por um diodo de germânio destes usados em rádio transistorisado, na etapa detetora, cujo efeito será o mesmo, porém não tão original.

Para funcionar nosso rádio de galena, vamos precisar de uma boa antena e um bom terra, juntamente com um fone de ouvido de alta impedância e uma dose extra de paciência para procurar as estações. Se chegou até aqui na montagem, voce é persistente o bastante para fazê-lo funcionar.
Qualquer dúvida, não exite em me contactar.
João A.B.Mello.
Lembrete:

1-Devido a este tipo de rádio não ser alimentado com nenhum tipo de fonte ou bateria, o nível de audio obtido nos fones é muito baixo, e de difícil percepção, sendo necessário estar em um ambiente bem silencioso.
2-Tente captar inicialmente, as estações mais fortes de sua cidade, e se estiver usando o "bigode de gato", terá que achar com o alfinete, o ponto exato do semicondutor, existente na pedra de galena , (vá cutucando levemente a pedra) perceptivel através de um leve chiado. Com o auxílio do eixo de sintonia, varie o acoplamento das duas bobinas, até conseguir ouvir a estação local.

Mais como é essa conta que tu faz , tu tem 23 anos e te dedica a mais de 30 as valvulas , como é isso ????????[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

_________________
colocar sempre nos titulos

  MARCA-MODELO -DEFEITO


              [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
SADY
SADY
NIVEL 5
NIVEL 5

Mensagens : 4428
Pontos : 16152
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 69
Localização : RIO GRANDE DO SUL- 48 ANOS DE EXPERIENCIA NA ELETRONICA

https://eletronicagaucha.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Radio de pedra de galena Empty Re: Radio de pedra de galena

Mensagem  P A U L O Qua 23 maio 2012, 1:16 pm

Prezado amigo, eu nao me dedico peguei isso na internet e perguntei aos amigos se conhecem. nao pude botar a foto.


P A U L O

Mensagens : 2
Pontos : 4384
Data de inscrição : 21/05/2012
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Radio de pedra de galena Empty Galena...

Mensagem  atteras Sáb 31 maio 2014, 9:37 pm

P A U L O escreveu:Prezado amigo, eu nao me dedico peguei isso na internet e perguntei aos amigos se conhecem. nao pude botar a foto.

Cara...já ouvi falar disso (galena) em minhas conversas com meu pai...
Lembro dele falando sobre isso...pena que ele se foi...fico devendo!!!
Meu veio era "o cara" nesses assuntos!!!
Quando pequeno, lembro que ele montou um transmissor de rádio de baixa potencia que pegava apenas no meu prédio, o nome da rádio era Comander!

Nela podíamos ligar além do microfone, toca-discos, toca-fitas K7....lembro que tinha que puxar uma antena de +- 1,5 m.  !!!  Pegava próximo da frequência 1600 AM.

Ahh...ainda tenho um toca-discos que ele fabricou, com amplificador a válvulas ainda funcionando!!!! Acho que é o único no mundo!!!!

atteras

Mensagens : 1
Pontos : 3643
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 51
Localização : Poa

Ir para o topo Ir para baixo

Radio de pedra de galena Empty Re: Radio de pedra de galena

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos