ELETRONICA GAUCHA
LEIA AS REGRAS DO FORUM E FAÇA O SEU REGISTRO :SEJA BEM VINDO .

ELETRONICA GAUCHA


Participe do fórum, é rápido e fácil

ELETRONICA GAUCHA
LEIA AS REGRAS DO FORUM E FAÇA O SEU REGISTRO :SEJA BEM VINDO .

ELETRONICA GAUCHA
ELETRONICA GAUCHA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
39 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 39 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 302 em Sex 26 Abr 2024, 3:03 am
Últimos assuntos
» TV PHILIPS 50PUG6513/78 Funciona depois de pouco tempo desliga
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptyQua 08 maio 2024, 10:23 pm por TREMENDÃO

» TV SONY KDL50W805C NAO LIGA,LED PISCA 6 VEZES
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptySáb 27 Abr 2024, 10:45 am por TURCO

» RELAÇÃO da BÍBLIA com os ALIENS
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptyTer 23 Abr 2024, 11:20 pm por SADY

» a EXISTÊNCIA de ALIENS é PROVADA na BÍBLIA
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptyTer 23 Abr 2024, 11:03 pm por SADY

» TV PHILIPS 40PFL5615 LIGA NORMAL SEM BACKLIGTH
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptyDom 21 Abr 2024, 6:49 pm por TURCO

» TRÊS AMIGOS ENTRARAM EM DESESPERO QUANDO A NAVE ALIENÍGENA COMEÇOU A ABDUZI-LOS
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptySex 19 Abr 2024, 8:03 pm por SADY

» TV SAMSUNG LN40C530F1M BACKLIGHT FICA PISCANDO
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptyQui 18 Abr 2024, 6:58 pm por ZÉ NETO

» TV CCE STILE D32 , SÓ STANDBYE
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptyTer 09 Abr 2024, 11:11 pm por SADY

» TV SEMP TOSHIBA 48L2400 Não liga,
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptyDom 07 Abr 2024, 5:51 pm por RISADA

» EXCELENTE VIDEO SOBRE A VALVULA 6L6
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptyDom 31 Mar 2024, 3:58 pm por SADY

» TV PANASONIC TC L32C20B liga com led verde piscando e para de piscar fica verde mas não liga
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptyQui 28 Mar 2024, 12:16 pm por MODERADOR JULIO

» TV LG 32LD350 , LIGA E DESLIGA.
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptyTer 26 Mar 2024, 11:20 pm por SADY

» TV CCE C 24 não liga, led stand by na cor laranja
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptyTer 19 Mar 2024, 7:10 pm por MODERADOR JULIO

» O que é a sequência de Fibonacci e por que é chamada de 'código secreto da natureza'
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptySeg 18 Mar 2024, 11:35 pm por SADY

» O desenvolvimento da comunicação (1942)
Pequeno tutorial sobre EEPRON EmptySáb 16 Mar 2024, 8:06 pm por SADY

Estatísticas
Temos 9302 usuários registrados
O último membro registrado é Wahobbys12

Os nossos membros postaram um total de 11925 mensagens em 6241 assuntos


Pequeno tutorial sobre EEPRON

Ir para baixo

Pequeno tutorial sobre EEPRON Empty Pequeno tutorial sobre EEPRON

Mensagem  SADY Seg 02 maio 2011, 1:19 am

Vou dar uma prévia sobre eprom's, nào me refiro ao componente em sí, mas o seu conteúdo (software) e tentar mostrar aqui quem são eles e sua finalidade e como são formados de acordo com meu conhecimento ao longo de muitos anos também atuante na área de programação.

É muito comum obtermos arquivos diversos para cada aparelho, mas o que eles fazem ao certo?

Os arquivos nada mais são do que arquivos binários (vem de 2) (entre 0 e 1) (Zero = off, 1 = On)

Vamos tentar entender um funcionamento deste operador binário.

Vamos desenhar aqui um caractere na sua forma binária.

00000000
00011000
00111100
01100110
01111110
01100110
01100110
01100110

O que temos acima? Será que conseguimos ver um caractere formado? Sim, se os colegas observarem bem o desenho irão perceber que nele está o caractere (A). Reparem também que o desenho acima está formado por 8 bits e cada bit corresponde a 8 bytes (caractere). Lembrando que o espaço no código decimal também é considerado como byte, senão ele não existiria.

Exatamente isso que está contido dentro de um arquivo binário, ou seja, são comandos os quais fazem com que um aparelho receba ordens para trabalhar.

Já me perguntaram uma ocasião se seria possível alterar um arquivo binário.
Sim é possível, desde que você seja um usuário avançado e saiba trabalhar com linguagem de máquina (Assembler) você poderá modificar o sistema de trabalho de um operador binário.

Um exemplo que eu poderia dar aqui.

Digamos que eu queira fazer com que meu nome Carlos apareça no osd da tela de um televisor....É possível? Sim é possível.

Como? alterando rotinas internas dentro de um arquivo já formado e indo no setor de (dword) deste arquivo e inserindo meu nome lá, depois da recompilação, ele apareceria com 101% de certeza.

Vale lembrar que isso só seria possível no caso MENU DE SERVIÇO, não devamos confundir este com o MENU DE USUÁRIO, que este já é um software que está contido dentro do micro e não na eprom.

Algumas pessoas já me perguntaram também se é possível recuperar um arquivo corrompido no caso deste jamais ser encontrado em algum lugar. Eu respondo que sim, é possível.

Normalmente eu utilizo uma ferramenta para dissassemblar um arquivo de dados binários e este o transforma em fonte de dados para que eu possa ver o seu conteúdo interno em forma (ASCII) ou até mesmo Decimal, assim podendo ser modificado e/ou consertado no caso. Isso chama-se Engenharia Reversa.

Talvez você me perguntaria...Tem como alterar valores fora dos padrões de fábrica, fazendo com que estes no ato do Reset fiquem do jeito que você quer? Eu respondo que Sim. Tem...

Seria como se o seu padrão fosse o padrão do fabricante.

Enfim, há possibilidades de se alterar um software com toda certeza...

Esta pequena explicação destina-se a uma única razão.... Resolver certos problemas que por muitas vezes mesmo trocando um simples e barato componente e regravando-o não resolva, mesmo você sabendo que a causa está em 100% neste.

Andei realizando um teste numa placa de uma tv, qual eu denomino como giga de bancada e é usada para estes fins e os resultados tem sido satisfatórios após a modificação dos dados originais.

Vale lembrar que o intúito deste tópico não é mostrar meus conhecimentos sobre o tema, mas sim mostrar que há possibilidades de se resolver problemas até um tanto quanto incógnitos.

Eu comecei a me aprofundar nisso após ter apanhado muito em um televisor da marca LG modelo RP29FA30A quando o mesmo simplesmente parou de funcionar do nada... Após tantas trocas de compontentes conforme o esquema e comparativos de tensões que alí estavam escritos não havia solução para o caso. Cheguei a trocar a eprom por outra igual a original, com o software e tudo mais.... Resultado.... Nenhum sucesso... Até que.. resolvi copiar o software para o pc e estudar o conteúdo do mesmo e por longos estudos de acordo com meu conhecimento resolví alterar uma simples rotina (dword) que lá estava, qual se referia sobre o standy-by.....Pronto, era o desvendar de um problema que nunca presenciei em todos estes anos atuando na área.

O único raciocínio que pude chegar foi......alteração no sistema de trabalho do circuito de stand-by por alguma razão que até hoje desconheço, o qual não tinha como ser resolvido e o software contido originalmente na eprom não condizia mais com o que era para ser gerenciado. Eu não conseguí até hoje chegar num denomidador comum sobre este fato e que me levou a arriscar um (FUÇA GALHO) na eprom e tentar burlar uma originalidade já formada.

Resultado.......PROBLEMA RESOLVIDO.

Em resumo......Um sistema alterado se adaptou ao outro também alterado desconhecidamente.

Incrível não?

DINO

_________________
colocar sempre nos titulos

  MARCA-MODELO -DEFEITO


              [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
SADY
SADY
NIVEL 5
NIVEL 5

Mensagens : 4428
Pontos : 16146
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 69
Localização : RIO GRANDE DO SUL- 48 ANOS DE EXPERIENCIA NA ELETRONICA

https://eletronicagaucha.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos